segunda-feira, 11 de maio de 2009

Regulamento da Biblioteca


1.1. Condições de acesso

2.1.1. O ingresso na Biblioteca supõe a apresentação obrigatória do Cartão de Utilizador, que se encontra na própria Biblioteca, em ficheiro próprio, organizado por Anos e Turmas.
À saída, compete ao utilizador recolocar o cartão no seu lugar, ficando arrumado para futuras utilizações.

2.1.2. Consideram-se com direito à utilização dos serviços todos os alunos, professores e funcionários da escola, assim como outras pessoas da comunidade envolvente, desde que devidamente autorizadas pelo Conselho Executivo.

1.2. Empréstimo


2.2.1. O empréstimo reporta-se a todos os materiais documentais.
2.2.2. Para empréstimo domiciliário não poderão ser requisitados documentos que façam parte de colecções ou de obras em vários volumes, assim como aqueles que pelo seu preço exijam uma maior preservação.
2.2.3. As requisições, tanto para utilização presencial como domiciliária, terão de ser feitas em livros próprios.
2.2.4. O empréstimo presencial contempla os documentos para utilização nas instalações ou na sala de aula, devendo estes ser devolvidos no próprio dia, logo que finda a sua consulta.
2.2.5. O empréstimo domiciliário não poderá exceder cinco dias úteis; em caso de necessidade e desde que não haja pedidos em espera, a requisição poderá ser renovada.
2.2.6. Tanto para consulta dos catálogos como para a localização ou arrumação de documentos, os utilizadores deverão seguir as orientações que se encontram afixadas nas instalações. Em caso de dificuldade deverão solicitar o apoio dos professores de serviço.
2.2.7. No caso de extravio ou danificação de materiais, o aluno, se maior de 18 anos, ou os seus encarregados de educação, serão responsabilizados pelos custos da sua substituição.

2.3.
Utilização da Internet

2.3.1. Para permitir a melhor rentabilização deste serviço de informação, determinam-se duas modalidades de utilização:
2.3.1.1.Dois utilizadores, no máximo, por períodos de trinta minutos;
2.3.1.2.Grupo de alunos acompanhado de professor, por tempo lectivo.
2.3.2. A utilização deste serviço implica preenchimento de uma ficha de requisição, com registo de hora de entrada e de saída e referência do assunto de pesquisa. Os dois utilizadores ou o responsável de grupo deverão assinar a requisição.
2.3.3. É dada prioridade à utilização para trabalhos escolares, aulas ou projectos em curso.
2.3.4. Só é autorizada a reserva por um período de utilização de cada vez para que o maior número possível de utentes usufruam deste serviço.
2.3.5. As excepções a estas regras serão analisadas caso a caso.
Consulta o Regulamento, mais detalhado, afixado junto dos computadores


2.4. Material audiovisual

2.4.1.A utilização de qualquer tipo de material áudio só se poderá fazer com recurso a auscultadores, para evitar o ruído e consequente perturbação dos utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário