Há 13 anos
sexta-feira, 13 de março de 2009
Secundário
Livros que me falam de AMOR…
Sugestões recebidas de professores e alunos (Semana de 14 a 21 de Fevereiro)
( O mais referido: )
Márquez, Gabriel García - O Amor em Tempos de Cólera
“... Descobri, ao acordar, que tinha maduro no coração o romance de amor que havia ansiado escrever há tantos anos.” (Gabriel García Márquez). A história de amor vivida por Florentino e Firmina é contada com toda magia do realismo fantástico de Márquez. É um livro envolvente, que cativa o leitor do começo ao fim. As reflexões sobre a vida, o amor e a morte, temas constantes na obra do autor, são explorados de forma magistral neste livro.
Hesse, Herman - Narciso e Goldmundo
Rostand, Edmond. - Cyrano de Bergerac
Andresen, Sophia Mello Breyner - Medeia - Recriação Poética da Tragédia de Eurípides
Uma obra fundadora que surpreende, para além do seu valor literário e poético, pela intemporalidade, trazida até nós na tradução inconfundível de Sophia de Mello Breyner Andresen. Medeia foi representada no ano de 431 a.C. Apesar da força que ainda hoje nos transmite, Eurípides conseguiu com esta tragédia, considerada por muitos críticos a sua melhor obra, apenas o terceiro lugar. Euforion obteve o primeiro prémio e Sófocles o segundo. Como noutras ocasiões, o público escandalizou-se perante as paixões humanas dos heróis de Eurípides. A trama da obra insere-se no ciclo mítico dos Argonautas, que, comandados por Jasão, partem para os confins do mar Negro em busca do velo de ouro. Medeia, filha do rei da Cólquida, enamora-se loucamente por Jasão e contribui de forma decisiva para o êxito da empresa do seu amado.
Stendhal – Cartuxa de Parma
Kopelman, Jay - De Bagdad com Amor
A história de um cão resgatado dos escombros da guerra... Ao entrarem numa casa abandonada em Fallujah, no Iraque, alguns fuzileiros ouvem ruídos suspeitos, empunham as armas, contornam uma parede e preparam-se para abrir fogo. O que encontram durante o ataque americano à "cidade mais perigosa do mundo," contudo, não é um rebelde apostado em vingar-se, mas um cachorrinho, abandonado durante a fuga da maior parte da população civil antes de começar o bombardeamento. Apesar da lei militar que os proíbe de ter animais de estimação, os fuzileiros tiram as pulgas ao cachorro com querosene, desparasitam-no com tabaco de mascar e empanturram-no com refeições de consumo imediato (RCI). Inicia-se assim a dramática tentativa de resgatar um cão chamado Lava, que por sua vez irá salvar das feridas emocionais da guerra pelo menos um fuzileiro, o tenente-coronel Jay Kopelman.
Brontë, Emily – O Monte dos Vendavais
Brontë, Charlotte - Jane Eyre
Charlotte Brontë conseguiu em "Jane Eyre" uma fusão perfeita entre o realismo e o romance, incorporando dois temas que persistem no inconsistente colectivo porque expressam aspirações humanas permanentes: o mito de Cinderela, a rapariga pobre e oprimida que casa com o príncipe poderoso, e o mito do sucesso: a recém-chegada sofre, persevera e triunfa da adversidade. No entanto, este não é um mero romance de evasão, tem uma verdade e um realismo totais; nos momentos mais empolgantes da acção, os detalhes, como na vida real, são solidamente prosaicos e mesmo o triunfo final de Jane é um triunfo incompleto, à escala humana.
Didion, Joan – O Ano do Pensamento Mágico
National Book Award 2005. Um retrato de casamento e de uma vida, em bons e maus momentos, que tocará quem alguma vez amou um marido, uma mulher ou um filho.
Mendonça, José Tolentino – Cântico dos Cânticos (Tradução do hebraico, introdução e notas)
“Cântico de admiração e amor trocados por uma mulher e um homem, sussurro de amantes… Cartografia de um grande amor desencontrado, da solidão que os amores muito grandes proporcionam.”
Dostoiewski, Fedor - Noites Brancas
Etiquetas:
Livros - sugestões por temas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário